QUAL A DIFERENÇA ENTRE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E SEGUNDA LICENCIATURA?
Ambas as graduações se caracterizam por ser um curso de menor duração (12 a 18 meses) e requerem a análise de disciplinas já cursadas pelo egresso para o apontamento do que pode ser convalidado e qual será a duração da faculdade. Contemplam a formação de professores que podem atuar nas diferentes etapas do sistema de ensino formal como o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Inclusiva e a Distância, em uma área específica ou em atividades de planejamento, coordenação e supervisão de atividades pedagógicas. “O aluno deverá cumprir a disciplina de estágio supervisionado”.
Formação Pedagógica
É a graduação destinada a quem é bacharel ou tecnólogo, independentemente da área de formação, e tem o desejo de se tornar professor habilitado. Possibilita aumentar as áreas de atuação profissional ou, inclusive, até para mudança do foco da profissão, onde o profissional seguirá a carreira de licenciado.
Por exemplo: Um tecnólogo em Processos Gerenciais pode se licenciar em Artes Visuais para atuar nesta área.
Segunda Licenciatura
É um tipo de graduação voltada aos profissionais que já são licenciados em qualquer área e desejam obter uma nova habilitação para atuar em outra disciplina, sendo que o profissional poderá ministrar aulas paralelamente em ambas as áreas.
Por exemplo: Um licenciado em Pedagogia pode alcançar uma nova habilitação e passar a atuar concomitantemente em uma nova área como Informática.